Unidade de Produção

Para combater com eficiência espécies de mosca-das-frutas a Unidade de Produçãoda Moscamed utiliza a Técnica do Inseto Estéril(Sterile Insect Technique). Um tipo de controle genético onde a própria espécie é usada para seu controle.

TIEé uma tecnologia de ponta que consiste na criação, em grande escala, do inseto-praga que se deseja controlar e na liberação desses insetos esterilizados em campo. Os insetos estéreis copulam com os selvagens, mas não geram descendentes.

No processo de produção em escala industrial os ovos coletados são submetidos à temperatura de 34 °C durante 24h, eliminando ovos que dariam origem as fêmeas. Em seguida, os ovos são inoculados em dieta artificial, que simula a polpa da fruta. As moscas completam seu estágio de maturação e passam à fase de pupa, estágio intermediário de desenvolvimento entre larva e adulto.

Nessa fase, 48 a 24 horas antes da emergência dos adultos, as pupas são pintadas com tinta em pó fluorescente, ensacadas e irradiadas com Raios-X, e os machos estéreis liberados em campo. Atualmente, a Moscamed é a única biofábrica do mundo a esterilizar insetos com esse tipo de irradiação.

A utilização da TIEatende as exigências atuais dos países importadores de frutas e do mercado interno consumidor, sendo considerada uma das técnicas mais eficientes no controle de moscas-das-frutas em vários países como: EUA, México, Guatemala, Argentina, Chile, Peru, Portugal, Tunísia, Tailândia, África do Sul e Japão.

PESQUISAR

Eventos


Parceiros