Programa de Monitoramento

Todo trabalho desenvolvido pela Moscamed começa no campo. O Programa de Monitoramento, realizado por técnicos especializados nessa atividade, é um aliado para a produção de frutas saudáveis. Através desse programa é possível controlar a praga e diminuir o risco de introdução de espécies exóticas no território nacional.

O objetivo do programa de monitoramento realizado pela Moscamed em diversas regiões do país, é reduzir a população da praga alvo a níveis abaixo do dano econômico, ao utilizar sistemas de alta tecnologia, como a Técnica do Inseto Estéril, e o Geoprocessamento, que além de diminuir os custos de produção do produtor, reduz os problemas ambientais causados pelo uso de agrotóxicos.

O monitoramento é o principal pré-requisito para o controle racional e eficiente de moscas-das-frutas. Essa atividade permite conhecer as espécies de moscas mais frequentes, detectar espécies exóticas, a flutuação populacional, e a densidade da praga em campo.

No campo a eficiência do monitoramento, que segue rigorosamente os protocolos internacionais, e todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é garantida pela qualidade do atrativo, que pode ser alimentar ou sexual, e pela instalação adequada das armadilhas em locais onde há a maior chance de captura do inseto adulto, nos próprios hospedeiros preferenciais, ou próximo a eles.

A coleta e triagem do material capturado são feitas semanalmente, quando as armadilhas são lavadas e reabastecidas com o atrativo, alimentar ou sexual, por técnicos armadilheiros qualificados para desenvolver essa atividade. Todo o material coletado em campo é encaminhado para o laboratório onde é feita triagem e identificação dos insetos capturados.

Outro procedimento do programa de monitoramento é a amostragem de frutos. Nessa etapa é possível detectar as larvas das moscas-das-frutas presentes no fruto, o grau de infestação do pomar, e os danos causados pelas moscas. E o processamento desses dados é apresentado em planilhas impressas e eletrônicas, disponibilizadas na nossa homepage.

PESQUISAR

Eventos


Parceiros