Presidente da Moscamed participa da 1ª edição da Feira Soluções para a Saúde Zika realizada pela Fiocruz em Salvador/BA

Publicado em: 11/08/17


Realizada de 08 a 10 de agosto, no SENAI Cimatec – Instituição referência em Educação, Pesquisa e Inovação, Salvador – BA, a Feira de Soluções para a Saúde – Zika. A Feira reuniu pesquisadores, instituições dos setores público e privado e movimentos sociais interessados e comprometidos com o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A Feira é coordenada pela Fiocruz Brasília e pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia (Cidacs).

Durante os três dias do evento a programação apresentou soluções de caráter social, industrial e de serviços que podem ser replicadas por diversas pessoas e instituições em todo o Brasil e até no exterior. Outra atração da Feira será o Hackathon, maratona tecnológica em que os participantes serão desafiados a propor o desenvolvimento de softwares ou aplicativos que facilitem a prevenção e o combate às arboviroses como zika, dengue e chikungunya.

A feira integra o projeto Plataforma de Vigilância de Longo Prazo para Zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, financiado pelo Ministério da Saúde e Fiocruz.

“Participamos de seminários e palestras onde debatemos a importância de unir todas as propostas de prevenção e controle das arboviroses através de soluções integradas como as campanhas educativas e sanitárias e os projetos tecnológicos, vacinas e o controle autocida: como o desenvolvido pela Moscamed Brasil que utiliza o próprio mosquito A. aegypti irradiado, ou seja estéril para eliminar sua prole”, informou Dr Jair Virginio, presidente da Moscamed.

O projeto aprovado na chamada pública do Ministério da Saúde para o controle do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, utiliza a própria espécie no controle populacional. São liberados mosquitos machos irradiados (estéreis) na área a ser tratada, este copula com a fêmea selvagem que não vai gerar prole, como resultado desse processo: redução da população em campo. (Fonte: blog.feirazika.unb.br/Fotógrafo Sergio Velho)

PESQUISAR

Eventos


Parceiros