Últimas vagas para o XIº Curso Internacional de Moscas-das-Frutas de Importância Quarentenária e Econômica

Publicado em: 10/08/16


A XIº edição do Curso Internacional de Moscas-das-Frutas de Importância Quarentenária e Econômica será realizada de 13 a 22 de setembro de 2016 em Juazeiro, região norte da Bahia e de acordo com a comissão organizadora restam poucas vagas. O curso é ministrado pela Moscamed Brasil e destina-se à atualização e capacitação técnica de profissionais ligados à pesquisa, monitoramento e manejo de moscas-das-frutas. Públicos-alvo: fiscais agropecuários, técnicos de nível superior, extensionistas, pós-graduandos, produtores, exportadores de frutas e pesquisadores.

Os participantes conhecerão a Biologia, ciclo de vida, comportamento, hospedeiros, dispersão da moscas-das-frutas; Distribuição geográfica mundial dos tefritídeos de importância econômica; Análise de riscos de espécies de tefritídeos; e espécies invasivas de tefritídeos e outras pragas de interesse econômico.

Além do conteúdo teórico, os participantes terão aulas práticas como os testes de acasalamento e oviposição em gaiolas de campo; conhecerão a taxonomia de moscas-das-frutas, Genética; Marcadores moleculares, Filogenia, Identificação molecular além da aula pratica me laboratório.

O curso também vai mostrar o monitoramento de populações de moscas-das-frutas: conceitos básicos, aplicações, controle de qualidade e novas tendências; a análise de dados e uso de Sistemas de Informação Geográficas – SIG: aplicações. Serão apresentados os tratamentos quarentenários para exportação de frutas frescas uma visita ao packing house: tratamento hidrotérmico de mangas para os EUA.

As estratégias de fiscalização das agências de defesa agropecuária serão discutidas e a importância do controle cultural e legislativo além do papel das Agências Estaduais de Defesa Fitossanitária no combate às moscas-das-frutas. Serão demonstradas as técnicas que compõem o manejo integrado de pragas (MIP) com o controle autocida: conceitos, histórico e aplicação da técnica do inseto estéril – TIE; controle biológico de moscas-das-frutas e criação massal de parasitoides; o controle microbiano de moscas-das-frutas; e a experiência do programa Mexicano de Controle de moscas-das-frutas (SENASICA/México).

Os técnicos terão aula prática sobre monitoramento e coleta de dados, liberação de machos estéreis, e aplicação de isca toxica e vão acessar informações sobre a atuação da Organização Nacional de Proteção Fitossanitária e Plano Nacional de combate as moscas-das-frutas-ONPF do Brasil. Ainda na programação: Áreas de Proteção Fitossanitária e Barreiras Fitossanitárias e Experiências do Programa Regional Moscamed México, Belize, Guatemala e EUA.

A comissão organizadora informa que o curso é internacional e reconhecido pela Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA e conta com renomados professores do Brasil e do exterior. As aulas serão ministradas em Português e Espanhol e não haverá tradução simultânea.

O curso é realizado pela Biofábrica Moscamed Brasil e conta com apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA;  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA/DAS/DSV; Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP; Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; Agropec Pesquisa, Extensão e Consultoria – AGROPEC; Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA; Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agropecuária e Alimentar do México – SENASICA; Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA/APHIS; Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO; Universidade Estadual da Bahia – UNEB e Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados – ABRAFRUTAS.

Para mais informações contatar Ana Souza pelo e-mail curso@moscamed.org.br ou pelo telefone (74) 3612-5399 (das 7 às 17 h). Acesse nosso site: www.moscamed.org.br ou siga-nos Twitter: @moscamed e curta nossa Fanpage Moscamed Brasil/Facebook. Para inscrição, os interessados devem acessar www.moscamed.org.br/2012/inscricao_form.php.

Moscas-das-Frutas

A Moscamed foi criada para combater a mosca-das-frutas espécie Ceratitis capitata, praga de origem africana que ataca frutos, e é popularmente conhecida como mosca-do-mediterrâneo. Essa espécie foi introduzida no Brasil no final do século 19. E junto com outras moscas-das-frutas causa prejuízo de 120 milhões de dólares por ano para a fruticultura brasileira e mais de dois bilhões de dólares para a fruticultura mundial.

Ao empregar as melhores técnicas no Monitoramento de Pragas e a aplicação da Técnica do Inseto Estéril – TIE (Sterile Insect Technique), agregados ao Manejo Integrado de Pragas – MIP, em Pesquisa e Desenvolvimento, e na Capacitação em Defesa Agropecuária, a Moscamed ampliou o acesso do Brasil ao mercado internacional de frutas.

PESQUISAR

Eventos


Parceiros