TIE e programa de monitoramento do A. aegypti desenvolvido pela Moscamed são apresentados no México

Publicado em: 08/07/16


O presidente da Moscamed Brasil, Dr. Jair Virginio participou de 04 a 08 de julho em Tapachula, no estado de Chiapas, México, de uma reunião com especialistas do mundo todo. Foram 48 países discutindo o uso da Técnica do Inseto estéril – TIE para o controle do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com os pesquisadores, o Brasil e a China foram os países que mais avançaram no uso da técnica. A reunião foi promovida pela Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA e apoiada pelo governo mexicano.

A imprensa mexicana destacou o programa de monitoramento e controle do Aedes aegypti desenvolvido pela Moscamed entre 2011 e 2016 nas cidades de Juazeiro, região norte da Bahia; e Jacobina, noroeste do estado.

Em Juazeiro (BA), foram liberados 17 milhões de mosquitos machos modificados geneticamente com a finalidade de controle populacional. O projeto conseguiu uma redução de 80% na população de larvas de Aedes aegypti. Em Jacobina foram liberados mais de 120 milhões de mosquitos no período de junho de 2013 a setembro de 2015 Os resultados preliminares demonstraram que a técnica foi eficiente na redução da população do vetor A. aegypti, com uma redução de 85% da população.

Outras informações sobre o uso da Técnica do Inseto Estéril – TIE no Brasil e a os programas desenvolvidos pela Moscamed no controle da população do A. aegypti e de pragas agrícolas, curta nossa Fanpage: Moscamed Brasil e siga-nos Twitter @moscamed!

PESQUISAR

Eventos


Parceiros