Estudantes do Mestrado em Horticultura da UNEB conhecem programa de monitoramento e Técnica do Inseto Estéril

Publicado em: 04/05/16


Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Irrigada (PPHI) do Campus III da Universidade Estadual da Bahia – UNEB visitaram a Moscamed nesta terça-feira (03) para conhecerem o programa de monitoramento de moscas-das-frutas desenvolvido pela biofábrica e o histórico da produção e liberação de machos estéreis de moscas com a Técnica do Inseto Estéril (TIE).

Desde 2005, a Biofábrica Moscamed Brasil atua na produção de insetos empregados no manejo integrado de moscas-das-frutas, no monitoramento de espécies de interesse econômico, como a moscas-das-frutas, espécie Ceratitis capitata, que é responsável pelos maiores danos causados a fruticultura mundial, e na capacitação, treinamento e disseminação de informação técnico-científica.

“O programa de monitoramento desenvolvido pela Biofábrica tem como objetivo auxiliar na redução da população da praga alvo a níveis abaixo do dano econômico, ao utilizar sistemas de alta tecnologia, como a Técnica do Inseto Estéril, e o Geoprocessamento, diminuindo os custos de produção para o produtor, e os problemas ambientais causados pelo uso de agrotóxicos”, destacou a Supervisora do Programa de Armadilhamento e Controle de MF, a engenheira agrônoma Marijke Daamen.

O monitoramento é o principal pré-requisito para o controle racional e eficiente de moscas-das-frutas. Essa atividade permite conhecer as espécies de moscas mais frequentes, detectar espécies exóticas, a flutuação populacional, e a densidade da praga em campo.

“Monitoramos no Vale do São Francisco hoje uma área de 5.590 hectares de cultivos de manga e uva. Os índices de infestação MAD (Mosca-Armadilha-Dia) nas áreas irrigadas está em torno de 2,9, no estado de Pernambuco e 2,6 na Bahia.

O programa de Pós Graduação em Horticultura Irrigada tem como objetivo formar profissionais que se dediquem à produção de conhecimentos relevantes nas cadeias produtivas de oleícolas e fruteiras, principalmente as produzidas no semiárido irrigado da Bahia, e por extensão, do Semiárido do Nordeste brasileiro. Os alunos foram orientados pelo entomologista pela UFPR e doutor em Agronomia, Professor José Osmã Tales Moreira.

Mais informações sobre a rotina dos laboratórios e do campo, produção acessem Moscamed Brasil/Facebook e sigam-nos Twitter @moscamed!

PESQUISAR

Eventos


Parceiros