Projeto Aedes Transgênico: Moscamed recebeu visita do Secretário de Saúde da Bahia

Publicado em: 23/11/15


Pioneira na produção e liberação do mosquito Aedes aegypti transgênico no Brasil, a Moscamed recebeu no último sábado (21), a visita do Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e comitiva formada pelo prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, o deputado estadual Crisóstomo Lima, o Zó (PCdoB), o deputado estadual Eduardo Sales (PP), o assessor de relações institucionais da prefeitura, Pedro Alcântara,  os secretários municipais de saúde Dalmir Pedra, e de Gabinete, Paulo Bonfim, os vereadores Eduardo Lopes (PCdoB) e Anderson da Iluminação (PP) e o ex-coordenador regional da ADAB, Carlos Kléber.

O secretário de saúde conheceu a Unidade de Produção do Aedes Transgênicos – UPAT, e as etapas da produção do mosquito. “Temos a convicção de que estratégias alternativas de combate ao mosquito devem ser estimuladas, pois ele se tornou a principal ameaça à saúde pública do país, visto que é vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika”, ressaltou Fábio Vilas-Boas no site da secretaria de saúde.

De acordo com a publicação, o secretário afirmou que essas doenças estão supostamente relacionadas ao aumento do número de casos da síndrome de Guillain-Barré e microcefalia, sobretudo, no Nordeste.

No site, o secretário da Saúde afirmou que uma das alternativas seria investir na ampliação da planta a fim de atuar nas principais cidades da Bahia com epidemia de dengue, chikungunya ou zika.

A Moscamed tem capacidade de produzir de R$ 4 a 5 milhões de mosquitos por semana, suficiente para controlar uma área com cerca de 80 mil habitantes. “Iniciamos o Projeto Aedes Transgênico – PAT em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde da Bahia – SESAB, em duas comunidades de Juazeiro, entre os anos de 2011 e 2012. Na época conseguimos uma redução de 85% do inseto em campo”, informou a superintendente da Biofábrica, Carla Santos.

Em 2012, a biofábrica foi convocada para implantar o projeto em todo o município de Jacobina, região noroeste da Bahia, onde havia alto índice de notificações e casos confirmados do vírus dengue. A Moscamed então inaugurou o Laboratório de Emergência, Monitoramento e Informações – LEMI no município para iniciar as liberações em toda área.

O PAT tem o objetivo de suprimir a população do mosquito A. aegypti liberando mosquitos geneticamente modificados (OGM) que, ao copular com a fêmea selvagem, transmite um gene que elimina a prole na fase de pupa.

PESQUISAR

Eventos


Parceiros