Curso Internacional: mais de 15 instrutores capacitarão técnicos em monitoramento e controle de moscas-das-frutas

Publicado em: 25/08/15



De 29 de setembro a 07 de outubro de 2015, a Biofábrica Moscamed Brasil realizará a décima edição do “Curso Internacional em Moscas-das-frutas de Importância Econômica e Quarentenária”, na cidade de Juazeiro, região norte da Bahia. O encontro é destinado a atualização e capacitação técnica de profissionais engajados em defesa fitossanitária, pesquisa, monitoramento e manejo de moscas-das-frutas.

Profissionais de órgãos governamentais e pesquisadores na área de sanidade vegetal, participarão de atividades teóricas e práticas em tempo integral, nos laboratórios da Moscamed e em campos experimentais localizados em Juazeiro e Petrolina/PE. Os participantes também terão aulas na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), visitas a uma barreira fitossanitária, áreas de produção de frutas e vinícolas da região. 

Entre os temas abordados estão o tratamento quarentenário para exportação de frutas frescas, sistemas de monitoramento de populações de insetos, programas de controle em área ampla ao redor do mundo; o uso de técnicas nucleares no controle de insetos e pragas, conhecida como a Técnica do Inseto Estéril (TIE), desenvolvida atualmente no Brasil pela Moscamed. 

O curso é reconhecido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e será ministrado por instrutores brasileiros e estrangeiros reconhecidos mundialmente, que atuam nas instituições American Plant Health and Inspecion Service (APHIS/USDA), do México; CDFA/USDA, Califórnia/Tapachula, Universidade de São Paulo (USP/SP), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SFA – PE/MAPA, Recife-PE, DSV, MAPA-DF, EMBRAPA, UNIMONTES, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI-CE), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, AGROPEC Consultoria, Belo Horizonte-MG.

Esta capacitação ocorre somente em duas cidades no mundo, uma em Tapachula, no México e a outra aqui em Juazeiro. O presidente da BMB, Jair Virginio, diz que é um privilégio realizar o encontro. “Preparar profissionais de outros países, de Agências de Defesa Estaduais e do Ministério da Agricultura é extremamente estratégico para o país. A Moscamed sente-se honrada e comprometida em realizar um dos únicos cursos de moscas-das-frutas internacional que é reconhecido e apoiado pela AIEA”, declara Virginio.  

Nesta edição serão capacitados 26 profissionais, que serão avaliados por meio de teste e somente os aprovados terão certificado. O curso será realizado em oito dias com carga horária de aproximadamente de 60 horas. 

Moscas-das-frutas

Consideradas uma das maiores pragas agrícolas no mundo, as moscas-das-frutas, da ‘familia’ Tephritidae é de origem africana, popularmente conhecida como mosca-do-mediterrâneo. Essa espécie foi introduzida no Brasil no final do século 19.

As perdas diretas em campo e o consequente aumento no custo de produção podem somar um prejuízo de 120 milhões de dólares por ano para a fruticultura brasileira e mais de dois bilhões de dólares para a fruticultura mundial. 

Na região do Vale do São Francisco, conhecida nacionalmente pelo volume de exportação de frutas, estão presentes as espécies A. fraterculusA. obliqua e a Ceratitis capitata considerada a espécie mais agressiva, detectada no Brasil pela primeira vez em 1905.

Acesse a programação e faça sua inscrição: http://www.moscamed.org.br/2012/inscricao_form.php

Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos projetos! Moscamed Brasil: Link: https://www.facebook.com/pages/Moscamed-Brasil/253383178021233

Ascom Moscamed

PESQUISAR

Eventos


Parceiros