Moscamed participa de evento sobre alimento seguro, em Brasília

Publicado em: 03/02/15


O presidente da Moscamed, Jair Virginio, participou do III Encontro Sobre Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente, na última semana de janeiro, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília/DF. Discutir propostas para a liberação e uso de defensivos específicos para a fruticultura, hortaliças e florestas plantadas, foi o principal objetivo do encontro.

A pauta do evento incluiu também propostas sugeridas por produtores rurais e a atualização da Instrução Normativa Conjunta (INC) 01/2014, que regulamenta a liberação e o uso de agrotóxico nas lavouras. Com a falta de produtos específicos, muitos exportadores de frutas, por exemplo, perdem mercado e competitividade por não atenderem as exigências de países importadores.

Para Virginio a iniciativa foi interessante porque expôs as dificuldades dos produtores, mas indicou caminhos para superá-las. “O evento foi importante por mostrar uma lacuna no sistema de produção brasileiro, que é a falta de produtos registrados para o uso na maioria das culturas agrícolas e, principalmente, por buscar soluções para tratar a situação”, frisou o presidente da Moscamed.  

Na ocasião foi concluído que a dificuldade de encontrar agroquímicos liberados para uso nas pequenas atividades levou um número considerável de pequenos produtores a praticar a chamada “ilegalidade involuntária”, que é uso indiscriminado de defensivos. Por esta razão os participantes reconheceram que é necessário ampliar o amparo legal e o número de agroquímicos disponíveis.

“É inegável que a INC trouxe avanços. Mas diante da demanda real dos produtores, 5% das nossas necessidades foram atendidas. Ainda há muito para fazer, mas já vemos o envolvimento da cadeia nesta questão”, explicou o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Tom Prado.

A iniciativa foi promovida pela CNA, Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do setor agropecuário, estavam presente representantes de indústrias, representantes do governo e instituições de pesquisa.

Ascom Moscamed Brasil com informações da CNA

Foto: CNA

PESQUISAR

Eventos


Parceiros