Presidente da Moscamed visitou a Biofábrica de Cacau, em Ilhéus/BA

Publicado em: 02/10/14


Com o objetivo de trocar experiências e conhecer o atual sistema de produção de mudas de cacau, o Presidente da Moscamed Brasil, Jair Virginio, visitou na última quarta-feira (01), em Ilhéus, região sul da Bahia, as instalações da Biofábrica de Cacau. A Biofábrica é a primeira unidade no mundo que visa à produção, em escala industrial, de cacaueiros meristemáticos – produzidos em laboratórios- resistentes às pragas, como por exemplo, a vassoura-de-bruxa.  

Acompanhado do Diretor Técnico da Biofábrica de Cacau, Roberto Pacheco Júnior, Virginio conheceu a maior área de viveiro em campo aberto no mundo, com 40 mil metros e capacidade de armazenar 4,8 milhões de plantas. Em seguida visitou o laboratório de micropropagação vegetal, considerado um dos mais modernos do Brasil, além de apreciar a seção de estaqueamento e a estufa, que armazena 600 mil mudas e garante o controle de temperatura e de umidade.

O presidente da Moscamed declarou que a visita foi bastante proveitosa e que existem perspectivas de parceria entre as duas instituições. “Visitei a Biofábrica de Cacau para partilhar conhecimentos, já que a Moscamed produzirá em breve mudas meristemáticas de palma forrageira. Mas estou animado com a possibilidade de firmarmos uma parceria”, elucidou Virginio.

As mudas obtidas por esse processo, conhecidas como mudas de meristema, via técnica de cultura de tecidos in vitro, apresentam elevadas fitossanidade, precocidade e produtividade. A técnica torna possível a oferta de mudas em larga escala e em qualquer época do ano.  No caso da palma forrageira, a micropropagação contribuirá na obtenção palmais sadios e esistentes às pragas.

Ascom Moscamed

PESQUISAR

Eventos


Parceiros