Moscamed e produtores do Vale traçam metas para o movimento “Por um Vale sem moscas-das-frutas”

Publicado em: 03/07/14


Preocupados com a alta infestação de moscas-das-frutas  no Vale do São Francisco, produtores da região e o diretor executivo da Moscamed, Dr. Jair Virgínio, se reuniram na quinta-feira (26/06) para organizar mais uma ação do movimento “Por um Vale sem moscas-das-frutas”, que tem como objetivo solicitar aos poderes públicos e privados a aplicação de medidas de controle e preventivas para a praga.

O grupo se reuniu para articular a cobrança dos recursos prometidos para combater a praga, em audiência com Ministro da Agricultura, Neri Geller, na primeira semana de junho. O recurso será utilizado para a primeira parte do projeto que é a aplicação do plano emergencial que envolve controle químico e monitoramento, pois segundo o produtor e coordenador da comissão de articulação do movimento, Ivan Pinto, as moscas-das-frutas já estão provocando sérios prejuízos à fruticultura do Vale.

“O Vale do São Francisco é o maior exportador de manga e uva do país, abastece o mercado interno e gera mais de duzentos e cinquenta mil empregos diretos. Se nada for feito a praga trará mais prejuízos, inclusive desempregos. A nossa luta é pela sobrevivência da fruticultura do Vale, porque todos estão em risco o pequeno, o médio e o grande produtor”, desabafou Pinto.

O projeto “Por um Vale sem moscas-das-frutas” terá duração de dois anos e entre as propostas sugeridas estão a garantia aos pequenos produtores do acesso às novas tecnologias e assistência técnica adequada à pequena propriedade, e o desenvolvimento de um trabalho educativo sanitário. Outras indicações do movimento são a intensificação da fiscalização fitossanitária nas unidades de produção e o incentivo à instalação de agroindústrias cooperativadas para a valorização dos produtos regionais.

O Diretor Executivo da Moscamed e secretário do movimento, Dr. Jair Virgínio explica que “A Biofábrica além de dar apoio aos produtores de pequeno, médio e grande porte na luta contra a praga das moscas-das-frutas, junto às autoridades públicas e privadas, disponibilizará como um dos métodos de controle da praga a técnica do inseto estéril, e também orientará os produtores na aplicação das medidas de controle adequadas”, declarou Virgínio.

Ascom Moscamed

PESQUISAR

Eventos


Parceiros