Semiárido Show: Moscamed participa de evento destinado à agricultura familiar

Publicado em: 01/11/13


Foi com o Projeto Zona Tampão (PZT), iniciado em 2008 que a Biofábrica Moscamed Brasil contribuiu com os pequenos produtores de acerola e goiaba no Vale do São Francisco. O projeto consistia no controle e monitoramento de moscas das frutas nas pequenas propriedades com o objetivo de reduzir o índice de infestação da praga conhecida por prejudicar os frutos e a comercialização desses produtos, como explicou o diretor executivo da Moscamed, Jair Virginio.

“Apesar de não aplicarmos mais o PZT nas pequenas propriedades, a Moscamed é referência mundial em controle e monitoramento da praga moscas-das-frutas, espécie Ceratites capitata através da Técnica do Inseto Estéril (TIE), que libera a mosca-das-frutas machos estéreis, eliminando a possibilidade de reprodução e reduzindo a espécie no campo”, informou o diretor. A Moscamed implantou o programa com o recurso do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA até 2011, quando este foi suspenso e as atividades encerradas.

“Iniciativas como esta, valoriza e incentiva os pequenos produtores a encontrarem alternativas de convivência com seca e descoberta das potencialidades do semiárido”, reforçou.

O diretor participou do Semiárido Show, realizado pela EMBRAPA em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA. O Semiárido Show que reuniu tecnologias e experiências na convivência com o semiárido, além de oferta de minicursos, seminários, conhecer tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva, de cultivos apropriados para o Semiárido. Nessa edição, o evento teve como tema “Terra, água e tecnologias para a produção de alimentos”.

Entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro o espaço da feira da agricultura familiar, localizada no Km 148 da BR-428, na área da Embrapa Produtos e Mercado, em Petrolina (PE), recebeu aproximadamente 30 mil pessoas, entre estudantes, agricultores/as, pesquisadores/as, entre outros.

Mais informações curta nossa página no Facebook: Moscamed Brasil e siga-nos no Twitter: @moscamed

PESQUISAR

Eventos


Parceiros