PAT em Jacobina: são encontradas mais de 50% de larvas transgênicas após início das liberações

Publicado em: 08/10/13


Após monitorar o comportamento dos mosquitos Aedes aegypti nos dois primeiros bairros, Pedra Branca e Catuaba, onde se iniciou a liberação em junho deste ano (2013), os técnicos da Moscamed constataram que mais de 50% das larvas encontradas naquela região são transgênicas. O monitoramento compreende os meses de agosto e setembro de 2013.

“Isso significa que a cópula entre as espécies está acontecendo da forma como planejamos ou seja, os nossos mosquitos machos estão competindo com os machos selvagens. O resultado disso é que as próximas gerações serão gradualmente reduzidas”, comemora a bióloga e supervisora de campo, Luiza Garziera.

Atualmente são liberados cerca de 500 mil mosquitos machos por semana nas duas comunidades. Líderes comunitários foram convidados para conhecerem o Laboratório de Emergência, Monitoramento e Informações – LEMI e os números do projeto. A bióloga conversou com o presidente da Associação do bairro Catuaba, Emerson Erick e com a líder comunitária do bairro pedra Branca, Olbérica Araújo.

“Alcançamos uma boa porcentagem mesmo com pouco tempo de início das liberações.  Com a colaboração da comunidade, logo as duas comunidades estarão livres do mosquitos transmissor da dengue, mas a população deverá continuar com as medidas de controle orientadas pelos agentes de endemias”, afirmou Garziera.

Os líderes comunitários ficaram satisfeitos com a notícia e afirmaram que a comunidade conhece a importância deste projeto. “As pessoas tem consciência que a liberação dos mosquitos é para o nosso bem”, enfatizou Emerson. Olbérica destacou que a comunidade de Pedra Branca conhece os efeitos positivos do projeto. “As pessoas sabem que isso vai ajudar no combate à dengue, precisamos continuar executando as medidas orientadas para prevenção e controle da doença”, ressaltou.

No dia 10, próxima quinta-feira, as 10h e 15h, técnicas da Moscamed ministrarão palestras nas Escolas Municipais João Bello no bairro Pedra Branca e Escola Lourival Martins no bairro Catuaba. No dia 11 de outubro, das 08h às 13h, as técnicas estarão nas praças dos bairros conversando com a população sobre o projeto.

O Projeto Aedes Transgênicos – PAT desenvolvido pela Moscamed em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a OXITEC, empresa inglesa responsável pela espécie transgênica, apresentou eficácia quando aplicado nos bairros de Itaberaba e Mandacarú, na cidade de Juazeiro. Nesses locais foram contatadas que entre 85% e 100% das larvas encontradas nas comunidades eram transgênicas, mesmo com a redução na quantidade de mosquitos liberados e com intervalos maiores entre as liberações.

Em julho de 2012, o Governo da Bahia, responsável pelos recursos do projeto, convocou a Moscamed para implantar o projeto em Jacobina. Os estudos dos aspectos geográficos, número populacional e demarcação das áreas para liberação foram iniciados em setembro de 2012. No dia 18 de junho deste ano foi inaugurado o LEMI em Jacobina e realizada a primeira liberação no município.

Para mais informações acessem www.moscamed.org.br, siga-nos twitter.com/moscamed e curta nossa página no Facebook: /MoscamedBrasil

PESQUISAR

Eventos


Parceiros