Moscamed realiza amanhã (18) a primeira liberação oficial do Aedes transgênico em Jacobina

Publicado em: 17/06/13


semanalmente em Jacobina a partir da próxima terça-feira (18), às 08h30, quando será inaugurado o Laboratório de Emergência Monitoramento e Informações (LEMI) em Jacobina, na Avenida Paulo Souto, s/n, bairro de Nazaré. Logo após inauguração do laboratório todos serão encaminhados para o bairro Pedra Branca para a liberação oficial que dará inicio às atividades do projeto Aedes Transgênico no município.

Na solenidade estarão os representantes da secretaria de saúde do estado da Bahia (SESAB), o secretário de Saúde, Jorge Solla; a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Alcina Andrade; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Controle da Dengue (SESAB), Jesuina Castro; a diretora de Vigilância Sanitária e Ambiental da Bahia (SESAB), Maria Aparecida Figueiredo e a coordenadora do GT Ampliado da Dengue, Elisabeth França. Representando o Ministério da Saúde, a assessora técnica do Programa Nacional de Controle da Dengue, Ima Braga.

Como apoio e suporte ao projeto na cidade de Jacobina na implantação e inicio das atividades estará também na inauguração Kátia Alves, Diretora Regional de Saúde – 16ª DIRES e o Prefeito Rui Macedo acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Ivonildo Dourado e a diretora de Atenção à Saúde, Barbara Meneses.

O projeto e sua metodologia foram desenvolvidos pelo corpo técnico da Moscamed sob a orientação da Profa. Margareth Capurro (USP) os quais estarão no evento com o presidente da biofábrica Aldo Malavasi e o diretor executivo Jair Virginio. A empresa inglesa que desenvolveu o aedes transgênico estará presente através de Hadyn Parry, Diretor Executivo; Glen Slade, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Andy McKemey, Diretor Global de Atividades de Campo.

O laboratório possui 270 m² de área total dividida em Laboratório com 106 m², área de lavagem: 54 m², escritório: 29 m², área de expedição: 32 m² e depósito: 5 m². O laboratório contará com três funcionários permanentemente envolvidos no recebimento e envio de material de coleta e liberação, além do setor administrativo.

Cerca de 100 milhões de pessoas em todo mundo são afetadas pela dengue, diante dessa estatística, os órgãos e entidades públicas ligadas à saúde vêm se unindo para desenvolver tecnologias de controle e erradicação dessa endemia no Brasil. Em Jacobina, até março de 2013, foram 150 casos notificados. Até maio de 2012, foram registrados mais de 1.800 casos de dengue, e até outubro, a ocorrência de duas mortes por dengue hemorrágica. Jacobina possui 80 mil habitantes sendo que 45 mil encontram-se na zona urbana, onde está sendo implantado o PAT.

Mais informações acessem: www.moscamed.com.br / Siga-nos no Twitter: @moscamed e curta nossa página no facebook.com.br/Moscamed Brasil.

PESQUISAR

Eventos


Parceiros