Técnicos da Moscamed realizam em Jacobina o monitoramento do mosquito Aedes aegypti e palestras sobre o PAT

Publicado em: 24/04/13


Diretores e vice-diretores das escolas do município de Jacobina conheceram o Projeto Aedes Transgênico – PAT, desenvolvido pela Biofábrica Moscamed em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e a Oxitec, empresa inglesa criadora da linhagem OX513A. Ministrando a reunião, estava a Secretária de Educação, Professora Azizi Fahiel reunida com 80 gestores municipais.

A palestra foi conduzida pelo técnico de monitoramento e produção do PAT, Guilherme Trivellato (Oxitec) e a Jornalista Celane Rosa. Os gestores assinaram o livro de registro e solicitaram palestras nas escolas sobre o aedes transgênico, que pretende erradicar a dengue no município.  O próximo circuito de palestras acontecerá de 03 a 14 de junho.

Iniciado em agosto de 2012, o PAT realiza o trabalho de monitoramento da área, treinamento dos agentes de saúde e palestras nas escolas do município de Jacobina. Ao todo foram instaladas 400 armadilhas em residências mapeadas em todo o centro urbano do município. Em abril deste ano, o Secretário de Saúde de Jacobina, Ivonildo Dourado e a Diretora de Atenção a Saúde, Barbara Meneses conhecerem o Projeto que foi recomendado pelo Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla.

“Ainda no mês passado, nossos técnicos selecionaram e treinaram um grupo de agentes para atuar também no esclarecimento e divulgação do Projeto Aedes Transgênico para a população. Estes agentes estão participando de inúmeros eventos no município chamando a população para conhecer o PAT e serem multiplicadores do Projeto”, informou o diretor presidente da Moscamed, Aldo Malavasi.

O Projeto Aedes Transgênico utiliza mosquitos geneticamente modificados da linhagem OX513A, para a supressão populacional do mosquito transmissor da doença. Os machos transgênicos produzidos na Moscamed são liberados na natureza para a cópula com a fêmea selvagem que gerarão uma prole com gene mortal, não atingindo a fase adulta. Em Juazeiro já foram liberados mais de 18 milhões de mosquitos, reduzindo a população de aedes nas comunidades de Itaberaba e Mandacarú, em 85% e 100% respectivamente.

Mais informações acessem: www.moscamed.com.br / Siga-nos no Twitter: @moscamed e curta nossa página no facebook.com.br/Moscamed Brasil.

PESQUISAR

Eventos


Parceiros