Moscamed produzirá mudas de palma forrageira via técnica de cultura in vitro

Publicado em: 22/03/13


Em reunião com os secretários baianos da Casa Civil, Rui Costa, e da Agricultura, Eduardo Salles na semana passada, o diretor presidente da Biofábrica Moscamed Brasil, Aldo Malavasi firmou convênio para a produção de mudas meristemáticas da Palma Forrageira, ou seja, produzidas em laboratório, via técnicas de cultura de tecidos in vitro, denominada micropropagação, e resistentes às pragas. A biofábrica sediada em Juazeiro, no norte da Bahia, receberá investimento de R$ 1,3 milhão, o equipamento produzirá um milhão de mudas de palma por mês, garantindo alimentação animal em períodos de estiagem.

“As mudas obtidas por esse processo, conhecidas como mudas de meristema, apresentam elevadas fitossanidade, precocidade e produtividade. Além disso, essa técnica torna possível a oferta de mudas em larga escala e em qualquer época do ano. Assim, a micropropagação contribui na obtenção palmais sadios, livres de pragas”, explicou o diretor executivo da Moscamed, Jair Virginio.

O recurso para a consolidação desse projeto é proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), gerido pela secretaria da Casa Civil do Governo do Estado. O monitoramento da ação, que será executada pela Organização Social Moscamed Brasil, é de responsabilidade da Secretaria da Agricultura (Seagri).

O secretário Rui Costa informou que a parceria com a Moscamed é estruturante para a convivência com a seca. “A tecnologia que será usada dará condições para que rapidamente o agricultor seja beneficiado, tendo reserva alimentar para o rebanho”, enfatizou o secretário em nota divulgada no site do Governo do estado da Bahia.

A Biofábrica está instalada 7 anos em Juazeiro será ampliada para promover a produção das palmas. A nova estrutura tem inauguração prevista para julho deste ano, mês que marca o início da produção. As primeiras mudas serão distribuídas aos agricultores do semiárido, em dezembro deste ano.

De acordo com o secretário de agricultura, Eduardo Salles, a ação garantirá que em médio prazo, grande parte dos agricultores familiares possua uma pequena área de palma adensada em suas propriedades, o que viabilizará a alimentação dos rebanhos. Mais informações acesse www.moscamed.org.br ou curta nossa página no facebook/MoscamedBrasil.com.br


Fonte/Foto: Casa Civil (Governo da Bahia)

PESQUISAR

Eventos


Parceiros