Diretor presidente da Moscamed visita Universidade da Califórnia e estuda cooperação técnica entre as instituições

Publicado em: 06/08/12


O diretor presidente da Biofábrica Moscamed Brasil,  Aldo Malavasi esteve em Irvine, na Universidade da Califórnia, Estados Unidos (EUA), para reunir-se com os Professores Antony James e David Brown, no laboratório de genética molecular de mosquitos, considerado um dos mais importantes do mundo. No encontro, os pesquisadores discutiram a possibilidade de cooperação técnica e científica entre a Moscamed, o ICB/USP – Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, a Univasf e a UC Irvine.

A Universidade da Califórnia (University of Califórnia, UC) é uma instituição de ensino superior localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos mantida pelo Estado da Califórnia. Possui diversos campi espalhados pelo estado, como Los Angeles (UCLA), Berkeley (UC Berkeley), San Diego (UCSD), Davis (UC Davis), Irvine (UC Irvine), Merced, Riverside, São Francisco, Santa Cruz e Santa Bárbara. A instituição é referência em pesquisa sobre genética molecular de mosquito, biotecnologia e controle biológico.

A reunião teve o objetivo de discutir os avanços da genética molecular do mosquito Aedes além da viabilidade na troca de conhecimento entre os pesquisadores da Universidade e da Biofábrica brasileira. “Estudamos a possibilidade da UC Irvine enviar pesquisadores com pós-doutorado ao Vale do São Francisco para treinarem nossos alunos e estagiários, assim como a Universidade receber nossos alunos da USP e da Moscamed”, informou Malavasi.

Segundo o presidente da Moscamed, o encontro trouxe a possibilidade de investimento em tecnologia e pesquisa no Vale do São Francisco. “Para as instituições de pesquisa que desenvolvem tecnologia na região esse tipo de troca é importante para trazer o que tem de mais avançado no mundo para os pesquisadores do Vale do São Francisco. As perspectivas de cooperação abrem um campo extraordinário de desenvolvimento de linhagens transgênicas não somente de Aedes, mas também de outras espécies de mosquitos inclusive para a agropecuária”, salientou Malavasi. O Professor Antony James visitará o Brasil em novembro deste ano para conhecer a Moscamed.

A Moscamed Brasil é a única biofábrica no mundo que produz mosquitos transgênicos na escala atual, cerca de 500 mil por semana. A produção aumentará nas próximas semanas devido à ampliação da área de produção, a Unidade de Produção do Aedes Transgênico – UPAT. A unidade foi inaugurada no inicio de julho deste ano e possui 720 m²  e capacidade de a produção de 4 milhões de mosquitos por semana.

Texto: Iana Lima.

PESQUISAR

Eventos


Parceiros