Pesquisadores da Moscamed reúnem-se com gestores de Saúde no estado de Tocantins

Publicado em: 27/06/12


Na última sexta-feira (22), o diretor presidente da Biófabrica Moscamed Brasil, Aldo Malavasi acompanhado da coordenadora técnica do Projeto Aedes Transgênico – PAT, a professora e pesquisadora da ICB/USP Margareth Capurro e o gerente técnico do Projeto, Danilo Carvalho, estiveram reunidos com o Secretário de Saúde de Tocantins, Nicolau Carvalho Esteves e gestores de saúde dos municípios de Porto Nacional e Paraiso do Tocantins. O objetivo do encontro foi apresentar os números e resultados do PAT em Juazeiro, norte da Bahia.

Aldo Malavasi explicou que o projeto contempla a produção de machos do mosquito Aedes aegypti, modificados geneticamente, que ao copular com a fêmea selvagem, transfere o gene letal responsável pela morte das larvas em uma de suas fases de desenvolvimento. “O macho transgênico modificado passa essa informação para sua prole e estes não são capazes de atingir a fase adulta”, enfatizou.

De acordo com Danilo Carvalho, os gestores mostraram-se interessados e acreditam que o PAT será mais uma alternativa, que aliada às ações de prevenção venham a reduzir os casos de dengue. No primeiro bimestre desse ano, o estado do Tocantins registrou na sua capital Palmas, o dobro de casos de dengue com relação ao ano passado, segundo informações divulgadas no Portal da Saúde www.portalsaude.saude.gov.br.

Algumas características dos municípios selecionados favorecem a implantação do projeto como o número de habitantes (50 mil e 45 mil, respectivamente), a proximidade à capital do Estado, e o sistema Focos Online: ferramenta criada pela Secretaria de Saúde de Tocantins que permite a identificação e localização dos imóveis com focos por ruas, quadras e bairros.

O mosquito Aedes Transgênico é uma realidade na supressão populacional para o mosquito transmissor do vírus dengue, diante disso, há uma crescente procura pela parceria. “Na reunião apresentamos como o projeto foi implantado em Juazeiro/BA, e os resultados expostos no I Workshop do Aedes Transgênico realizado em março deste ano. Os gestores ficaram ansiosos para a implantação do projeto e com isso a consequente redução nos casos de dengue”, salientou Carvalho.

A Moscamed produz hoje 500 mil mosquitos machos por semana e já registrou mais de 90% de larvas transgênicas na comunidade de Itaberaba em Juazeiro, primeiro local a receber o projeto.

Os resultados e a comprovação de que a supressão populacional é eficiente motivaram a Secretaria de Saúde da Bahia implantar o projeto na cidade baiana de Jacobina. “Estive reunido com o Secretário de Saúde Jorge Solla na semana passada e falamos sobre a implantação do PAT em Jacobina. A SESAB tem sido um grande parceiro do projeto financiando inclusive a construção da UPAT – Unidade de Produção do Aedes Transgênico que será inaugurada no próximo dia 07 de julho, e produzirá de 4 milhões de mosquitos do Aedes por semana”, informou Malavasi.

Texto: Iana Lima

PESQUISAR

Eventos


Parceiros