Professor da UNB apresenta Programa de Controle e Armadilhamento (PAC) da Moscamed a produtores australianos

Publicado em: 10/05/12


Com o objetivo de inserir a produção de manga na Nova Zelândia e nos Estados Unidos (EUA), representantes do departamento de defesa vegetal da Austrália estiveram na Moscamed para conhecer o Programa de Controle e Armadilhamento – PAC da biofábrica. Eles também conheceram a área de produção da Ceratitis capitata, espécie de mosca-das-frutas, conhecida como mosca-do-mediterrâneo, utilizada na Técnica do Inseto Estéril (TIE).

De acordo com o autraliano Trevor Dunmall (Industry Development Manager), o mesmo conheceu o trabalho realizado pela biofábrica através do Prof. Osvaldo Yamanishi da Universidade de Brasília – UNB. A visita teve o objetivo de aproximar os produtores dos métodos de defesa vegetal desenvolvidos na Moscamed, pois na parte norte/nordeste da Austrália também há produção de manga e segundo ele, as moscas-das-frutas provocam prejuízo de milhões de dólares impedindo a exportação das frutas.

“A produção do Programa de Armadilhamento e Controle, o sistema de esterelização das moscas-dasfrutas e o efeito que ele causa é impressionante. Visualizo a possibilidade de uma parceria com a Moscamed, este seria um grande passo tecnológico para a produção de manga na minha região”, salientou o australiano Trevor Dunmall.

Segundo ele seria necessária algumas adaptações, pois há outra variedade de moscas-das-frutas em sua região. “Temos intenção de alcançar o mercado da Nova Zelândia e dos EUA, mas para isso precisamos erradicar a praga”, afirmou.

A Moscamed Brasil é reconhecida internacionalmente por seus programas de monitoramento e controle integrado da mosca-das-frutas com uso da Técnica do Inseto Estéril – TIE (Sterile Insect Technique, em inglês). O uso da técnica do inseto estéril é eficaz e minimiza o emprego contínuo de inseticidas protegendo o meio ambiente, se adequando aos padrões de segurança alimentar.


Texto e foto: Celane Rosa

PESQUISAR

Eventos


Parceiros