Moscamed completa sete anos e diretoria avalia os projetos desenvolvidos na organização

Publicado em: 11/04/12


Na tarde desta quarta-feira (11), a diretoria da Biofábrica Moscamed Brasil e a equipe do Projeto Aedes Transgênico – PAT se reuniram para avaliar os resultados do I Workshop Internacional do Aedes Transgênico realizado nos dias 28 e 29 de março, no complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. O Workshop reuniu pesquisadores na área de biotecnologia e controle biológico de mosquitos do Brasil e do mundo, com o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa em Juazeiro/Bahia.

Durante a reunião o diretor presidente da Moscamed Aldo Malavasi, pontuou as ações desenvolvidas pela biofábrica durante os sete anos de atividades. “A Biofábrica Moscamed Brasil se consolida no desenvolvimento de pesquisas na área de controle biológico através da produção de insetos estéreis e geneticamente modificados”, expôs, destacando a realização do Workshop Internacional e todo o investimento realizado ao longo dos anos na aplicação da inovação tecnológica no controle de pragas e recentemente também, no controle de doenças. 

A produção de insetos estéreis vivos usados no controle biológico de uma das pragas da fruticultura brasileira, a mosca-das-frutas (Ceratitis capitata) e os avanços do PAT foram pontuados pela diretoria como marcos históricos para a Moscamed, parceiros e colaboradores. “Somos hoje a maior organização no controle e monitoramento da mosca-das-frutas no Brasil e despontamos como a única biofábrica no mundo a produzir Aedes transgênico. Já foram mais de 10 milhões de mosquitos transgênicos liberados em duas comunidades em 13 meses. Já temos 89% de larvas transgênicas na comunidade do bairro Itaberaba, isso representa o sucesso do projeto”, informou Malavasi.

Moscamed: PACXPAT

A Moscamed foi formalmente constituída em 2002 para implementar a produção massal de insetos estéreis com o objetivo de combate às pragas da fruticultura. Localizada na cidade de Juazeiro, no estado da Bahia, a Moscamed é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, reconhecida pelo MAPA e pelo governo do Estado da Bahia como Organização Social.  

A primeira fábrica do país a usar tecnologia mundial avançada no combate de pragas, a Técnica do Inseto Estéril, TIE, é também uma empresa referência em inovação tecnológica aplicada ao agronegócio, e insere o Brasil no uso de tecnologias aplicadas em países desenvolvidos.

PAT

O Projeto Aedes Transgênico – PAT é desenvolvido pela Moscamed Brasil no Vale do São Francisco em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a empresa Oxitec, com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), através do INOVATEC. O projeto tem como principal objetivo suprimir a população de mosquitos Aedes aegypty.

Em fevereiro de 2011, foram iniciadas as liberações de mosquitos machos  de uma linhagem transgênica para combater o transmissor do vírus dengue. Esta linhagem, denominada de RIDL OX513A, produz mosquitos que são geneticamente modificados e que carregam um gene responsável pela morte das larvas antes de atingir a fase adulta. O macho transgênico modificado passa essa informação para sua prole.

Texto: Iana Lima

Imagem ilustrativa

PESQUISAR

Eventos


Parceiros