Moscamed participa da Feira Nacional da Agricultura Irrigada

Publicado em: 27/07/11


Réplicas da produção de insetos estéreis, imagens do ciclo de vida da maior praga da fruticultura mundial, experimentos que mostram como é feito o controle de qualidade da espécie de moscas-das-frutas, Ceratitis Capitata, armadilhas do programa de monitoramento e controle de pragas, mosquitos Aedes aegypti transgênicos. Essas são algumas das atrações que a Biofábrica Moscamed Brasil apresentará na 22ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI), que será realizada de 27 a 30 de julho de 2011, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, na região norte do estado da Bahia.

Com um estande de 9 metros quadrados, a Moscamed apresentará a todos os visitantes da feira o Programa de Monitoramento e Controle de Pragas realizado no Vale do São Francisco, que tem como objetivo reduzir a população de moscas-das-frutas a níveis abaixo do dano econômico, ao utilizar sistemas de alta tecnologia, como a Técnica do Inseto Estéril (TIE) e o Geoprocessamento, que além de diminuir os custos de produção do produtor, reduz os problemas ambientais causados pelo uso de agrotóxicos. Os técnicos especializados nessa atividade estarão no estande para auxiliar os produtores sobre todos os procedimentos adequados para a realização do monitoramento de moscas-das-frutas em pomares comerciais, um dos requisitos exigido pelos Estados Unidos e Japão, principais importadores de produtos frescos do Vale do São Francisco.

Entre as atrações do estande estarão as moscas-das-frutas em seus diversos estágios de desenvolvimento, entre eles ovo, larva e pupa, além dos mosquitos Aedes aegypti transgênicos desenvolvidos em laboratório para controlar o mosquito transmissor do vírus dengue. O público também poderá tirar suas dúvidas sobre o Projeto Aedes Transgênico (PAT), que tem como objetivo produzir mosquitos machos geneticamente modificados que transmitem aos seus descendentes, ao cruzar com as fêmeas da natureza, um gene que impede o desenvolvimento das larvas. Serão exibidas ainda tecnologias, desenvolvidas no laboratório de métodos e desenvolvimento da instituição, que são usadas no controle de qualidade das moscas-das-frutas.

Como o tema da feira é Novos Tempos do Agronegócio, a expectativa do presidente da Moscamed, Aldo Malavasi, é que todas as informações disponibilizadas no estande do evento mantenha o cidadão atualizado sobre as atividades desenvolvidas pela instituição. “A Fenagri é uma boa oportunidade para que a comunidade possa ver gratuitamente tudo o que está sendo desenvolvido na Moscamed. Pra gente é ainda mais oportuno, pois apresentaremos para um grande e diversificado público ações estratégicas para a sanidade vegetal no Vale, e saúde humana com a mais nova tecnologia para controlar o mosquito transmissor do vírus dengue”.

Serviço: Por gentileza da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI) o estande da Moscamed foi cedido e ficará instalado no mesmo pavilhão do estande do Governo do Estado da Bahia. A cerimônia de abertura será realizada hoje, às 19h, e a feira ficará aberta ao público até dia 30 de julho. O estande da Moscamed funcionará somente hoje das 17h às 22h, e nos outros dias das 19h às 22h. No dia 29/7 (sexta-feira), o Gerente de Campo da Moscamed, Rodrigo Viana, apresenta às 16h10 a palestra: Área de Proteção Fitossanitária do Vale do São Francisco – Estratégia de Ação, no Complexo de Multieventos da Univasf, em Juazeiro (BA). Veja a programação completa em: http://bit.ly/olPC4w. Acompanhe outras informações durante o evento pelo http://twitter.com/moscamed.

PESQUISAR

Eventos


Parceiros