Missão da AIEA fará treinamento em espécies de moscas-das-frutas no Brasil

Publicado em: 23/08/10


A Moscamed coordenará uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), no Brasil, nos dias 23 de agosto a 2 de setembro, para treinamento em identificação de espécies de moscas-das-frutas de importância econômica. A missão é composta por um grupo de 7 técnicos da América Central e do Sul.

Nesta segunda-feira (23) o grupo fará uma visita científica ao Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB), da Universidade de São Paulo (USP), para treinamento em identificação taxônomica e comportamento de Anastrepha grandis, no Laboratório de Moscas-das-frutas, coordenado pela Dra. Keiko Uramoto.

Na próxima quarta-feira (25), seguem para Fortaleza (CE) onde visitarão à Área Livre de A. grandis do Vale do Jaguaribe (CE), e o Sistema de Mitigação de Risco para a cultura do mamão, programa de monitoramento de espécies de moscas-das-frutas executado pela Moscamed em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI).

A missão segue ainda para a cidade de Mossoró (RN) onde conhcerão as barreiras fitossanitárias do Vale do Assu (RN), acompanhados pelo Diretor do Instituto de Defesa e Inspeção do RN (IDIARN), Magnos Bezerra, e o Laboratório de Identificação Taxonômica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), coordenado pelo Dr. Elton Araújo. 

O treinamento contará também com uma visita à Moscamed, no Vale do São Francisco, para que os técnicos conheçam a Unidade de Produção de Ceratitis capitata da biofábrica. Em campo, irão em plantações de goiaba, acerola, manga e uva para saber como é realizado o Programa de Monitoramento de espécies de moscas-das-frutas nessas culturas, coordenado pelo gerente técnico, Rodrigo Viana.

O objetivo da missão é capacitar os técnicos para que eles consigam identificar espécies de moscas-das-frutas em qualquer estágio de desenvolvimento, tais como ovo, larva, pupa ou alduto. Fazem parte do grupo técnico: Monica Rosario Jurado Nery (Tarija), Hernan Zetina (Belize), Raul Henrique Castaneda Aldana (Guatemala), Jose Eduardo Caballero Lopez (Tegucigalpa), Alba Nidia Jimenez Castillo (Managua) e Juan Antonio Bernal Vasquez (Panama).

PESQUISAR

Eventos


Parceiros