O Projeto Aedes Estéril – PAE reduz população do mosquito Aedes aegypti na comunidade B. Teimosa com o uso de Estações Disseminadoras de Piriproxifem

Publicado em: 04/05/20


Em julho de 2019 o projeto PAE, em parceria com o Ministério da Saúde, a Fiocruz de Manaus e a Secretaria Municipal do Recife (SESAU), implementou como ferramenta de controle do vetor Aedes aegypti, Estações Disseminadoras do larvicida Piriproxifem (EDs) no bairro Brasília Teimosa, localizado no Município de Recife, Pernambuco.  

O princípio desta estratégia de controle é baseado na utilização dos próprios mosquitos presentes na comunidade como disseminadores do larvicida PPF aos diferentes criadouros distribuídos no ambiente. Quando um mosquito adulto pousa na superfície da “Estação Disseminadora”, pequenas partículas do inseticida grudam nas pernas e no corpo do inseto. Como as fêmeas de Aedes possuem um comportamento de oviposição “em salto”, elas visitam vários criadouros ao longo de sua vida para distribuir alguns poucos ovos em cada um deles. Ao visitarem as EDs, as fêmeas se contaminam e desta forma levam o inseticida para outros criadouros potenciais, que se tornam armadilhas letais afetando o desenvolvimento e sobrevivência dos mosquitos imaturos. Ao todo foram instaladas 336 EDs, distribuídas em três ilhas e em hotspots identificados no bairro supracitado. Com a colaboração dos moradores, as EDs foram mantidas durante 6 meses. O uso associado desta ferramenta de controle reduziu em aproximadamente 50% e 40% as populações de Aedes aegypti e Culex sp., respetivamente.

Figura 1. Estação Disseminadora com tecido impregnado com Pyriproxyfen, água.
Figura 2. Distribuição espacial das ilhas de intervenção com Estações Disseminadoras no bairro Brasília Teimosa

PESQUISAR

Eventos


Parceiros