Técnicos do Serviço Nacional de Saúde e Agricultura do Peru visitaram a Moscamed

Publicado em: 25/02/14


Compartilhar as pesquisas e tecnologias sobre a criação massiva da mosca-do-mediterrâneo desenvolvida no distrito de ‘La Molina’, no Peru, e conhecer o Programa de Monitoramento e de Moscas-das-Frutas desenvolvido na Moscamed, espécie ‘Ceratitis capitata ‘, foram os objetivos das visitas dos técnicos Dr. Oscar José Pineda Coronel e Dra. Yesika Velarde, do Serviço Nacional de Saúde e Agricultura do Peru.

“Os técnicos visitaram e conheceram as técnicas de criação massiva da mosca-do-mediterâneo, espécie Ceratitis capitata, linhagem mutante Vienna 8-tsl e Transgênica OX-3864 além dos procedimentos utilizados no Controle de Qualidade da produção”, informou o diretor executivo da biofábrica, Dr Jair Virginio. Participaram da apresentação a técnica Gessyca Aniely e a responsável técnica Maylen Gómez.

Durante a visita os técnicos conheceram a unidade de Produção C.capitata Vienna-8, os laboratórios de Entomologia, da mosca transgênica, além da oficina, loca onde são fabricados os equipamentos para os laboratórios da Moscamed. “Dr. Oscar José Pineda Coronel e Dra. Yesika Velarde conheceram todos os processos que envolvem produção, liberação e controle das moscas-das-frutas no Vale do São Francisco além das áreas monitoradas pela Moscamed, no perímetro irrigado: Curaçá ”, informou Virginio.

Foram apresentados os resultados obtidos pela Moscamed com as pesquisas desenvolvidas pelos técnicos da biofábrica. Os estudos: Bioecologia e tratamento quarentenário de C. capitata em variedades de uva de mesa cultivadas no Vale de São Francisco foi apresentada por MSc. Maylen Gómez; Criação massiva de C. capitata linhagem transgênica OX 3864A: parâmetros de Qualidade apresentada pela bolsista Aline; Irradiação de larvas de C. capitata e sua utilização na multiplicação do parasitoide exótico Diachasmimorpha longicaudata com explicações da técnica Lic. Gessyca Aniely; e Desenvolvimento de uma tecnologia para multiplicação do parasitoide exótico Fopius arisanus en la BMB: Resultados preliminares –  pesquisa da Dra. Beatriz Jordão e MSc. Maylen Gómez.

Como pioneira em desenvolver soluções em tecnologia, a Moscamed apresentou aos técnicos o Sistema Monitor XYZT – Sistemas de Informações Georeferenciadas e análise de dados para as atividades de monitoramento de pragas, onde o sistema é alimentado com os dados das áreas monitoradas e este gera os mapas de localização com os pontos para análise. “Os pesquisadores conheceram o Projeto Aedes Transgênico – PAT e visitaram a Unidade de Produção do mosquito transgênico criado para suprimir o mosquito transmissor do vírus Dengue”, salientou Jair Virginio.

PESQUISAR

Eventos


Parceiros