Moscamed: 6 anos de perfumes e açúcares!

Publicado em: 11/04/11


A maioria dos países ocidentais diria que estamos comemorando hoje Bodas de Caramelo. Mas como somos uma organização social genuinamente brasileira, nesta segunda-feira, 11 de abril de 2011, temos a honra de completar Bodas de Perfume ou Açúcar, como é designada a celebração de seis anos de aniversário no Brasil.

Reza a tradição que para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa, e este ano, todos nós que fazemos a Biofábrica Moscamed Brasil, somos perfume e açúcar. A palavra açúcar tem sua origem primitiva no termo sânscrito sharkara (शर्करा) e significa “grão”. E foi assim, naturalmente como um grão no Sertão do Vale do São Francisco, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), que se iniciaram as atividades da primeira biofábrica do Brasil para a produção de insetos estéreis e controle biológico de pragas.

O nosso perfume, não é exatamente uma mistura de óleos essenciais aromáticos, exalamos ferômonio sexual de Ceratitis capitata, espécie de moscas-das-frutas produzida em escala industrial na Unidade de Produção. E a marca desse “perfume” já chega atualmente a vários estados brasileiros, entre eles Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará, Espírito Santo, Santa Caratrina e Rio Grande do Sul.

Durante esses seis anos, a Moscamed ampliou o acesso do Brasil ao mercado internacional de frutas, principalmente Estados Unidos e Japão. Empregou as melhores técnicas no monitoramento de pragas, na aplicação da Técnica do Inseto Estéril (TIE), e na capacitação em defesa agropecuária.

Como uma fábrica de perfumes, a força da Moscamed depende basicamente da concentração de suas matérias-primas, ou seja, do seu capital humano. E do ponto de vista técnico o bom desempenho das atividades realizadas por esta instituição ao longo dos anos deve-se as diversas combinações de frangâncias e açúcares como, por exemplo, bons projetos e parcerias.

Essas combinações levaram a Moscamed ao êxito, mas como os perfumes que podem ser fortes ou fracos, tivemos momentos fáceis e muito díficeis, mas também como os perfumes de boa fixação, persistimos por anos. E a fragância da nossa marca já pode ser sentida nacional e internacionalmente, não por mérito de um agente, como há quem acredite. Na verdade, o nosso sucesso se deve à base ética, eficiente e dinâmica, que faz da Moscamed uma empresa referência em gestão, tecnologia e inovação. 

PESQUISAR

Eventos


Parceiros